terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Games e Escola – Parte II

Por Bnick

Certas horas eu acho que eu falo de mais, bom agora vou tocar na ferida de muitos gamers, a escola. Quem leu a primeira parte 15-12-09 VIIda análise, se lembra que eu falei sobre vários pontos positivos de como os games ajudam na escola, mas nem tudo são rosas.

Você provavelmente já viu em jornais, revistas e na internet noticias bizarras envolvendo pessoas e games, a casos hilários como o menino do Dreamcast até aberrações da humanidade como quando um jovem entrou no cinema e matou todo mundo, aparentemente por causa do DOOM. Não quero falar sobre estes extremos, isto são coisas que acontece independentemente se a pessoa é ou não é um gamer.

Quantas vezes você (é você mesmo que esta lendo isso, caso seja um gamer) deixou de fazer aquela tarefa para matar aquele mestre foda do Final Fantasy, ou pior, disse para sua mãe que não tinha aula, mas na verdade você estava matando aula na lan house jogando CS. A história da lan house eu nunca fiz, mas já a do Final Fantasy. Às vezes você se empolga tanto com um game que deixa tudo de lado para jogá-lo, isto pode ser um perigo, um vício descontrolado. Conheço muitas pe15-12-09 VIssoas que passavam o dia inteiro em um fliperama e hoje estão com sua vida escolar atrasada, ou seja, bombaram. Isto não é culpa do game em si, mas sim da pessoa que não sabe se controlar. Existem também casos, mesmo que remotos, que a culta e do game, por exemplo, uma criança que joga GTA e se torna agressiva. Neste casso o jogo tem certa culpa, pois se trata de um jogo violento que além de tudo é destinado a um publico de outra idade, em contra partida, existem outros fatores externos (se a criança é ou não é amada, se é educada em casa, etc.) que proporcionam isto ocorra. Eu por exemplo desde criança já joguei, e ainda jogo alguns games violentos (Mortal Kombat, DOOM, Resident Evil, etc) e nunca fui agressivo ou sai por ai matando as outras pessoas, pelo contrario, como tive uma boa educação familiar, desde cedo conseguia distinguir o que é certo do que é errad15-12-09 VIIIo.

Diversos alunos no Brasil (se não em todo mundo) perdem seu precioso tempo jogando MMORPG que não ajudam em nada na vida dela, como Tibia, MU, WoW (World of Warcraft) e por ai vai. Não sou contra os MMORPGs, sempre joguei estes games, eu sou contra a pessoa que troca a sua vida pela vida de seu personagem em tal jogo. Lembro-me quando eu estava na 6ª serie que um amigo meu deixou de fazer (ou estudar, não me lembro bem) uma prova para fazer uma quest no Tibia. Ha alunos que estão tão “alienados” com os games que às vezes só sabem falar sobre isto. Eu já fui assim certa época da minha vida, todavia hoje aprendi a conversar sobre todos os temas e assuntos. Uma coisa é você gostar de games, outra coisa é você deixar eles te dominarem, isto vale para todas as coisas, como esporte, musica, etc. Se você é estudante, professor, diretor ou pai e esta lendo este artigo, saiba quem os games são um grande aliado para a escola, como forma de lazer, entretenimento e até estudo, desde que seja em uma proporção segura e sadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário