segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A arte de ensinar química



Arte e ciência são definidas como grandes áreas do saber humano, na qual gerações têm dedicado suas vidas para expandir a sua compreensão delas. Porem, ambas possuem um pequeno por menor que ainda nos dia de hoje há controversas. O que é Arte? O que é Ciência? Toda forma de expressão humana é considerada arte? Qualquer tipo de conhecimento do universo que nos rodeia pode ser chamado de ciência? Independente da definição que nos abordemos, temos como fato que tanto a arte como a ciência influenciam nossa vida diretamente. Para muitos é tenebroso pensar viver em um mundo sem cores, formas e rimas, já para outros, como podemos viver em uma sociedade sem industrias, celulares ou uma simples impressora? A nossa sociedade é dependente do conhecimento que conquistamos até os dias de hoje e de toda forma, não sabemos mais viver sem esses caprichos que dominamos.
A arte é quase como um sentimento natural do ser humano. Todo homem tem a liberdade e a capacidade de criar as mais diversas formas de arte possível. Entretanto, assim como na ciência, não são todos capazes de dominar um nível de arte que é apreciada por muitos. A arte é algo único que cada individuo desenvolve a sua técnica pessoal. Claro que a arte, como a ciência, pode (e deve) ser estudada e aprimorada utilizando para isso os mais diversos recursos didáticos, porem o conteúdo nunca é transmitido 100% igual. Cada ser expressa sua arte como seu jeito. Da mesma forma que dois escultores de uma mesma escola não fazem esculturas iguais, dois professores de uma mesma matéria não dão aula de formas iguais.
Ensinar, por si só, já pode ser considerada uma arte. Existe toda uma construção de conhecimento e raciocínio que é tão complexo quanto um quadro renascentista. Não importa a área do conhecimento, ensinar requer muito mais que saber bem o que ensina, requer didática, prática, sabedoria e criatividade. A cada novo dia, um novo aluno poderá propor questões novas, únicas, que talvez, nem um grande pesquisador do mundo já pensou sobre aquilo antes. Mesmo que sejam questões consideradas triviais o aluno que se apresenta diante do professor não é trivial. Assim como a forma de ensinar, cada aluno é único e apresenta um comportamento único frente aos demais.
Assim como a arte é, infelizmente, pouco valorizada na nossa sociedade, a arte de educar é muito menos valorizada. Por muitos anos a população pensava que qualquer pessoa poderia ensinar, menos não tendo uma formação adequada. Ainda hoje temos tal realidade no ensino superior, o qual profissionais sem o treinamento necessário (cursos de licenciatura) atuam como educadores. Por essa falta de preparo, aliado a desvalorização da sociedade, a educação no Brasil vem sofrendo muito nos últimos anos.  O numero de bons professores é cada vez menor e aqueles que se tornariam bons professores no futuro, são desestimulados pela situação atual no ensino publico. Para se ter a formação de um bom professor, é demandado muito tempo e esforço, pois a arte não se aprende da noite para o dia. É necessário pesquisar e implementar métodos de aperfeiçoamento dos professores já formados quanto aqueles que ainda estão em formação.
O professor é aquele que abre as primeiras portas do saber para o aluno e na química não é diferente. Um bom professor de química, que domina a arte de ensinar, consegue atrair o aluno para conhecer toda a beleza da química. Precisamos ter mais desses bons professores, desses mestres do ensinar, para continuar a transformação social que nossa realidade brasileira precisa. É lastimável ler em jornais que há pessoas que pensão que é desnecessário o ensino de química, dentre outra ciências. Mas o cerne do problema esta na matéria lecionada, nos profissionais que ensinam ou em outros fatores?
O ensino da química tem o poder de transformar o aluno em cidadão, possuindo um olhar critico em sua sociedade. Estudando a química aprendemos que tudo esta intimamente relacionado, interligado e que manipulando as ligações química conseguimos moldar as propriedades que desejamos na natureza. De forma análoga a sociedade esta interligada e podemos moldar essa ligações para construirmos o mundo que queremos. A química não deve ser banida das salas de aula, muito menos deve ser tratada com pouco caso. Ela precisa ser bem ensinada aos nossos alunos, não apenas demonstrada como varias decorebas em um conjunto sem sentido. Tal desafio compete principalmente aos professores e aos demais encarregados de educação. O professor deve conduzir a sua aula de química de forma a mostrar aos alunos que aquilo é natural, que não há decorações nem adivinhações, mais simplesmente descrição do que é a realidade da natureza.

A química possui muitos meios para ser apresentada aos alunos. Há experiências, relatos históricos e diversas curiosidades do dia a dia que podem ajudar o aluno a compreender melhor essa ciência. Devemos a química não se restringe a uma vidraria com uma solução, mas a sua própria vida. Olhando de certo ângulo, a química pode ser até considerada como uma das principais ferramentas para a arte da vida. Por que abolir de nossa sociedade esta ferramenta tão útil para nós?

Observação: Esse texto eu utilizei para um trabalho da minha universidade.