quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fase Bônus: Encontrando Deus Em O Hobbit

Por Bnick
Tudo começou de uma forma que eu não gosto nada. Estava chegando o dia da minha volta para Portugal e logo mais eu não veria meus amigos, minha família e minha namorada. Eu odiava esse momento, mas tinha que ficar forte e continuar lutando. Na minha ultima despedida do Brasil, minha namorada me deu dois livros, sendo um deles “Encontrando Deus Em O Hobbit” de Jim Ware. Eu fiquei muito feliz com os presentes, minha namorada acerta sempre a mão nos livros que ela da para mim.
Hoje em dia, devido ao cinema, o livro do Hobbit esta em alta e muitas pessoas estão correndo atrás para ler ele e além disso, conhecer o filme e até outros trabalhos do grande escritor J. R. R. Tolkien. Acho que pouca gente sabe que ele era católico e amigo de C. S. Lewis, outro monstro da literatura. Espero ter oportunidade de escrever um pouco sobre C. S. Lewis aqui também um dia.
A proposta de Jim Ware é identificar aspectos do cristianismo na obra de Tolkien e fazer um paralelo com a bíblia. A ideia é muito bem executada nesse livro e é fácil identificar a graça de Deus nas linhas de Tolkien. Não quero dizer aqui que Tolkien escreveu um livro focado no cristianismo ou na evangelização, mas que muito dos valores cristãos estão na sua obra. Na teologia cristã, isso é chamado de “Graça Comum”, ou seja, quando vemos a graça de Deus em um lugar “inesperado”. A verdade é que a graça de Deus permeia toda a terra.
Mas vamos falar do livro. Ele é divido em pequenos capítulos, com a proposta do autor de você ler 1 capitulo por dia. No inicio de cada capitulo há um trecho das aventuras do Hobbit e na segunda parte há uma reflexão sobre aquele trecho e por fim, uma conclusão em pouquíssimas palavras sobre a lição aprendida.
É muito interessante como esse livro de Jim Ware enriquece ainda mais a experiencia que o livro de Tolkien apresenta ao leitor. As lições que Jim explora ao longo da obra de Tolkien, quando bem aproveitadas pelo leitor, pode levar a uma reflexão de como o leitor esta conduzindo o seu dia.
A obra também possui partes negativas, como é de se esperar. O leitor pode pensar que o livro é muito massante se resolver ler tudo de uma vez só. O ultimo capitulo deixa muito a desejar em relação aos demais da obra.
Com seus belos altos e alguns baixos, o livro de Jim Ware é uma excelente pedida para qualquer fã de Tolkien, que deseja extrair ainda mais lições boas dessa obra. Apesar de o livro ter como foco o cristianismo (o que me agrada muito pessoalmente), “Encontrando Deus Em O Hobbit” é bem vindo para todos os públicos.

Nota: 3,5 / 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário