quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Por que não joguei antes?

23-09-09

Por Bnick

Lembro-me de quando era criança (uns oito anos)jogava muitos jogos em japonês (coisa que hoje eu detesto) e não tinha problemas naquela época com a língua. Eu jogava o jogo simplesmente por jogar. Quando eu me deparava com um RPG ou um jogo mais complexo eu o deixava de lado. Infelizmente por causa dessa “mania” que eu tinha, eu perdi a oportunidade de jogar grandes games, como por exemplo, a série Dragon Quest. Este ano foi lançado para Nintendo DS um remake do Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride, original do Super Nintendo. Eu nunca havia pegado um Dragon Quest para jogar de verdade, então resolvi tentar, pois li comentários excelente sobre este jogo que me incentivaram ainda mais a jogá-lo. No começo foi muito estranho, era um sistema de RPG fora do normal no qual eu sou acostumado (leia Final Fantasy) e a historia parecia muito fraca no começo, eu não tinha noção do que me esperava neste game.

Com uma hora de jogo eu pude entender qual é a mágica do game, a historia (isso mesmo, a mesma que eu pensara que era fraca), o vocabulário riquíssimo e as surpresas da trama. A arte do jogo é linda, ela é feita pelo grande Akira Toriyama e a musica por Koichi Sugiyama. O jogo conta a historia de uma criança que parte com seu pai em uma viagem para encontrar um herói lendário para salvar sua mãe. Durante o game, o personagem principal cresce, se casa, tem filhos e outras coisas fora do padrão para mim, mas que foram muito bem vindas.

Após, horas e horas de jogatina eu dizia a mim mesmo, “Por que você não jogou isto antes? Você poderia ter baixado a ROM, uma pacht, deveria ter dado um jeito. Este jogo incrível esta rodando por ai a mais de 10 anos e você desmerecia a série Dragon Quest só por ser concorrência de Fina Fantasy. Que vergonha...”. Bom, é verdade que até eu jogar este game eu pensava que Dragon Quest era só mais um jogo, que era só um jogo de japonês que não tem serviço, mas eu estava errado. Quantas vezes eu disse para amigos meus que Dragon Warrior (nome que os jogos da série Dragon Quest recebiam anteriormente nas Américas) era uma bosta, que não era jogo de gente, que Final Fantasy era melhor, que ate Barbie era melhor. Hoje, eu me arrependo por isso, por estas palavras. Tive que esperar sair o jogo para o NDS para comprovar o que muitos dizem, “Dragon Quest é um RPG de primeira”. Atualmente o game que eu mais espero sair é um Dragon Quest (ironia do destino), o DQ VI que também é um remake de SNES. Dragon Quest me ensinou duas lições:

1. Deveria ter jogado mais jogos “diferentes” na minha infância

2. Nunca falar mal de um jogo que nunca joguei.

Para quem esta procurando um RPG para jogar, este é o que eu mais recomendo hoje, não importa sua idade ou seu gosto. A única coisa que alerto é que se você não tiver um domínio razoável do inglês (ou japonês, já que sempre sai primeiro a versão japonesa), vai fazer um curso primeiro para aproveitar toda a beleza do jogo. Se você pensa que tal jogo, ou tal série é ruim, mas nunca jogou, de uma chance para ela, talvez você descubra quem os games são como livros, ou seja, nunca olhe a BOX.

3 comentários:

  1. Vc falou, falou e eu viajei akew pq nunk curti jogos ! sahsauhsauhasuhaush de japones na minha vida sow dragon balll, sakura e digimon e olhe lah! sahsauhsuhsauh
    achei massa u texto... c tem um estilo legal de escrever! parabéns pelo blog e sucesso ;)

    ResponderExcluir
  2. Bryan,
    espero que o jogo seja muito bom, esta na minha lista de jogos que ainda devo jogar... Nunca jogei Dragon Quest, espero gostar. Muito bom o texto, parece que alguém andou prestando atenção nas aulas de Redação... lols...
    Vitor

    ResponderExcluir
  3. É assim mesmo champs! Quando achamos que sabemos de tudo, aparece algo surpreendente. Vai umas dicas de games esquecidos de SNES pra você:

    Illusion of Gaia;
    Demon Crest;
    Secret of Mana.

    Gostei do Blog! Volto outras vezes pra comentar!

    ResponderExcluir